FAIRPHONE 5 - O SMARTPHONE MAIS SUSTENTÁVEL

FAIRPHONE 5 – O SMARTPHONE MAIS SUSTENTÁVEL JÁ LANÇADO TEM 10 ANOS DE ATUALIZAÇÕES GARANTIDAS

Compartilhar

Na contramão da obsolescência programada, a empresa holandesa de smartphones, Fairphone, alcançou algo notável – um dispositivo que poderia durar uma década. O Fairphone 5, recém-lançado, representa um avanço significativo em termos de durabilidade, capacidade de reparo e qualidade. Apesar de mais caro que seus antecessores, oferece até 10 anos de suporte de software, algo inédito na indústria de smartphones e crucial na redução do desperdício tecnológico.

Melhorias notáveis e durabilidade

O destaque do novo dispositivo é a tela OLED nítida, operando a 90Hz para rolagens suaves e com brilho suficiente para a maioria das situações, embora tenha dificuldades sob forte luz solar. Também conta com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, com suporte para cartão microSD de até 2 TB e três câmeras (uma frontal e duas traseiras) de alta resolução.

A sensação é de solidez e durabilidade, embora o design pareça um pouco datado em comparação com modelos mais modernos. Além disso, possui resistência à água IP55, adequada para chuva e respingos, mas não para imersão em piscinas.

Chip de longa duração e bateria removível

A bateria pode ser trocada usando apenas uma unha. Foto: Samuel Gibbs/The Guardian

O Fairphone 5 utiliza um chip incomum, o Qualcomm QCM6490, que, apesar de não ser projetado especificamente para celulares, oferece desempenho comparável a um chip de celular intermediário.

Apesar de não ser o mais potente, é ágil para tarefas diárias, leve para jogos moderados e oferece suporte a longo prazo, com atualizações de até cinco versões do Android e oito anos de atualizações de segurança, com planos de estender para 10 anos a partir do seu lançamento.

Sustentabilidade e preço

As várias peças de reposição disponíveis para o Fairphone 5 podem ser instaladas usando uma chave Philips padrão. Foto: Fairphone

O Fairphone 5 possui uma bateria que mantém pelo menos 80% de sua capacidade original por mais de 1.000 ciclos completos de carga, com custo de reposição acessível. Custando 699 euros (cerca de 3.745 reais, na cotação da data desta matéria) e com uma garantia de cinco anos, oferece a possibilidade de reparos simples com peças modulares disponíveis.

O aparelho possui dez módulos, que são vendidos pela fabricante ou empresas parceiras. Essas peças podem ser compradas para substituir componentes como a tela, câmeras, porta USB e outras partes. O usuário precisa apenas de uma chave Phillips para abrir o aparelho e substituir qualquer peça com defeito.

A empresa também adota práticas sustentáveis, utilizando materiais reciclados e éticos, bem como se preocupa em pagar um salário digno aos seus funcionários.

Conclusão

O Fairphone 5 representa um avanço significativo na redução do desperdício na indústria de smartphones, com seu notável suporte de software de até 10 anos e facilidade de reparo. No entanto, o desempenho intermediário e a câmera são áreas que poderiam ser melhores. Apesar de mais caro que alguns concorrentes diretos, seu custo/benefício aumenta quando considerada sua longevidade e baixo custo de reparo.

Pontos Positivos: 8 a 10 anos de suporte de software, facilidade de reparo, fabricação ética, materiais reciclados, boa tela, 5G, slot para cartão microSD, bateria removível, sistema sem excessos, garantia de cinco anos.

Pontos Negativos: Desempenho intermediário, um pouco volumoso, limitações no software, ausência de entrada para fone de ouvido, scanner de impressão digital de difícil acesso

Por enquanto, o Fairphone não tem previsão de chegar ao Brasil de forma oficial, mas muito provavelmente ele faria muito sucesso por aqui. No entanto, algumas marcas atuantes em nosso território possuem uma política de alguns anos de atualizações de sistema operacional e recursos de segurança, o que ajuda o usuário a não se preocupar em trocar tão cedo seu aparelho para ter os benefícios dos “updates”.

A Apple não tem uma política definida sobre a quantidade de atualizações do iOS, seu sistema operacional. Porém, a fabricante dos iPhones costuma oferecer entre seis a oito anos de suporte.

A Samsung por outro lado, está oferecendo até quatro gerações de atualizações do Android e 5 anos de atualizações de segurança para modelos fabricados a partir de 2021. Para modelos fabricados anteriores a 2021, são três anos de atualizações do Android e quatro anos de atualizações de segurança.
Esta garantia de quatro anos de updates de sistema abrange os Flagships das linhas S, Z e Tab S, mas também alguns modelos da série A como o A53 e A33 e da linha “robusta”, como o Xcover 6 Pro.

Compartilhar

Relacionados

+ Não há comentários

Adicione o seu

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.