Você conseguiria jogar uma boia salva-vidas até um banhista em apuros a um quilômetro de distância? Não, você não conseguiria… mas poderia fazer uma boia voar até eles, na forma do drone salva-vidas voador TY-3R.
Fabricado pela empresa chinesa de drones Didiok Makings, o TY-3R é essencialmente uma combinação de um drone quadricóptero e uma boia salva-vidas.
A ideia é que, quando um banhista em dificuldade for avistado por socorristas na praia, eles simplesmente acionem o drone que irá voar até a pessoa e pousar na água, onde o nadador o usará como um dispositivo de flutuação. Um socorrista humano, viajando mais devagar, então se dirigirá até lá em uma embarcação para trazer o indivíduo de volta à costa.
O TY-3R decola com o apertar de um botão em um controle remoto tipo joystick, e fornece ao piloto uma visão em tempo real de uma câmera 720p ajustável a bordo durante o trajeto.
Uma vez que o nadador foi resgatado e não precisa mais do drone para flutuação, outro apertar de botão faz com que a aeronave voe de forma autônoma de volta às coordenadas GPS de sua localização de decolagem – ela também é capaz de decolar da água, assim como pousar nela.
De acordo com a Didiok, o TY-3R pode flutuar até dois adultos, tem um alcance de comunicação de 1,1 km, uma velocidade máxima de 47 km/h e uma autonomia de mais de 10 minutos por carga de bateria. A empresa também afirma que ele pesa menos de 5 kg e é totalmente à prova d’água, com classificação IP68. Isso significa que ele suporta submersão a uma profundidade de 1 metro por 30 minutos.
E sim, o TY-3R desliga seus motores ao pousar na água, além de ter telas sobre suas hélices para proteger os dedos e outros membros dos nadadores.
Você pode vê-lo em ação no vídeo abaixo:
Este não é o primeiro drone de resgate para pessoas em apuros na água. Contudo, seus concorrentes diretos Pars, Little Ripper, Auxdron e Project Riptide, embora parecidos, apenas soltam dispositivos de flutuação separados para a pessoa a ser socorrida.
A capacidade do TY-3R de intervir rapidamente e de prestar apoio imediato aos banhistas em dificuldades pode ser decisiva para salvar vidas. Dispositivos como este seriam muito bem vindos para países como o Brasil, que possue extensa faixa litorânea, muitos rios, lagos e represas onde as pessoas sempre procuram se divertir.
Até o momento, o drone salva-vidas não está disponível para venda no Brasil, mas pode ser encontrado no site da fabricante, por cerca de US$ 11.000,00 ou em sites de importação da China, como o Alibaba.
+ Não há comentários
Adicione o seu